REMODELAÇÃO DE EDIFÍCIO NA RUA DE STO AMARO 22 . LISBOA . 2019 . 320 m2 . CLIENTE - PARTICULAR
O Edifício fica localizado na encosta Sul da colina da Capela de Sto. Amaro em Lisboa, numa rua com forte inclinação. Trata-se de uma construção de finais do Sec. XIX, um clássico “prédio de rendimento”, com 3 pisos, albergando um apartamento por piso.
O estado de conservação era razoável, e muitos dos elementos característicos da época ainda estavam em bom estado como as cantarias, serralharias e algumas elementos de carpintaria como portas e portadas.
A planta retangular albergava um restaurante no piso térreo, que ocupava abusivamente todo o logradouro. Nos pisos superiores, os apartamentos tinham as cozinhas e instalações sanitária concentradas nas traseiras, e uma sucessão de pequenos compartimentos, dois dos quais interiores.
O último piso, em sótão, goza de uma vista razoável e uma luz abundante.
A estratégia de recuperação deste pequeno edifício resume-se à demolição da construção no logradouro; concentração de águas e esgotos (cozinha e instalação sanitária) no interior dos apartamentos, para libertar as fachadas, e a introdução de trapeiras sobre os vãos existentes para melhor aproveitamento do sótão.
O resultado da obra depende da boa integração dos novos elementos contemporâneos com os elementos construtivos da época.