ESPAÇO PÚBLICO MOITA I E MOITA II. MOITA. 2017 (I) 2018 (II) . 5Ha (I) 2.8Ha (II) . CLIENTE - CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA
Estes 2 projectos de reconversão urbana debruçam-se sobre duas artérias importantes do Concelho da Moita onde existe um conflito entre a função urbana que estas ruas deveriam assegurar e o atravessamento rodoviário a que são sujeitas.
Em ambos os casos quisemos clarificar e hierarquizar as faixas de rodagem para privilegiar o Transporte Público, melhorar os abrigos dos autocarros, aumentar o número de passagens de peões, e reforçar o alinhamento de árvores existentes.
No caso da av. 1º de Maio, a estratégia passou pela redução de estacionamento (de espinha para longitudinal), a criação de uma ciclovia bidirecional com ligação às existentes, o reforço do alinhamento de árvores existentes e a criação de espaços arborizados pontuais nos alargamentos de passeio e pela colocação de alguns bancos em áreas de sombra que convidam à estadia.
Para a reconversão viária para zona 30 da antiga EN 11-1 da Baixa da Banheira, o projecto prevê a adoção de um perfil comum para toda a avenida, com passeios mais largos, estacionamento longitudinal de ambos os lados e o reforço de arborização do lado Sul. Do lado norte da avenida, cria-se uma faixa de passeio em betão com cor (ocre) em pavimento confortável, que se  estende para as passadeiras e atravessa toda a avenida dando destaque aos principais cruzamentos, e que faz ainda a ligação direta ao Parque Municipal e às passagens sob a linha do comboio.