top of page
ADAPTAÇÃO DE EDIFÍCIO DE ESCRITÓRIOS A EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO . RUA JOSÉ MALHOA . LISBOA . 2015 . 12 753 m2 . CLIENTE - MILLENNIUM BCP
O edifício de escritórios com 14 pisos está situado no topo Poente da Av. José Malhoa. É constituído por um núcleo central de comunicações verticais que servem todos os pisos e planta livre com os pilares visíveis a pontuarem o espaço.
A imagem exterior do edifício é muito clara e muito datada: 3 volumes distintos enquadram uma fachada cortina preta, ininterrupta.
O programa previa a sua reconversão para edifício de habitação com 60 a 80 frações com tipologias T3 e T4. Abordámos a intervenção em dois pontos essenciais: a transformação da fachada e aproveitamento eficaz da planta.
Na fachada, propõe-se manter as superfícies brancas que marcam os cantos dos volumes e substituir integralmente as caixilharias pretas numa varanda corrida com cerca de 70 cm com uma zona mais profunda, resguardada por um biombo transparente. Este espaço funciona como “filtro” entre a casa e a Avenida.
Na divisão do espaço, optámos pela solução mais racional: acessos verticais na zona central do edifício, aproveitando escadas e elevadores, e divisão do espaço amplo em 4 ou 5 apartamentos por piso.
bottom of page