REABILITAÇÃO DE CASA NA RUA FREIRE DE ANDRADE. PORTO . 2012 .  70 m2 . CLIENTE - PARTICULAR . FOTOGRAFIAS - JOANA PINHEIRO
A casa localiza-se perto da Boavista no Porto e faz parte de um conjunto de casas com características semelhantes: todas construídas na mesma época de um só piso sem elementos característicos a destacar. Ocupa a totalidade do lote com apenas uma frente para a rua.
O edifício de reduzidas dimensões encontrava-se devoluto e em ruína no seu interior. As paredes de pedra das fachadas estavam em bom estado mas a cobertura não existia. 
O principal objetivo da intervenção foi o aumento da área habitável mantendo as características da fachada e da cobertura. Assim, optou-se pela manutenção das paredes de pedra das fachadas, pela reconstrução do telhado e pela criação de um meio piso em mezanine, aproveitando a configuração do telhado de duas águas.
No piso térreo encontram-se a cozinha, aberta para a sala, a casa de banho e a escada de acesso à mezanine, onde se situa o quarto, e que se abre sobre a sala. 
O espaço interior, embora de reduzidas dimensões, torna-se assim amplo e luminoso, não só pelo pé direito generoso da sala mas também por não existirem compartimentos encerrados com exceção da casa de banho. 
Os materiais utilizados foram o betão no pavimento térreo, o soalho no quarto, e as paredes em reboco pintadas de branco. O teto da cozinha foi pintado de cinza escuro reforçando os contrastes espaciais.