REABILITAÇÃO DE APARTAMENTO RUA S. MAMEDE . LISBOA . 2014 .  280 m2 . CLIENTE - PARTICULAR . FOTOGRAFIAS - MADALENA DUARTE SILVA
O programa deste projecto previa a recuperação de um apartamento num prédio pombalino e a sua junção à fracção que ocupava parte do andar de cima. Tratando-se de uma família com quatro crianças pequenas, optámos por dedicar o andar superior às crianças, e libertar o espaço no piso de entrada para as zonas comuns, quarto do casal e quarto de hóspedes.
O objectivo do projecto foi a recuperação da espacialidade original deste apartamento, agora possível pela generosidade do espaço disponível. Colocámos as salas ao longo de toda a fachada Sul, virada ao Rio e mantivemos a cozinha no espaço original onde existe uma enorme chaminé em pedra. O maior desafio foi a introdução de uma escada nova, que optámos por colocar num corredor secundário e paralelo ao corredor principal.
A estrutura foi mantida e reforçada, mas o pavimento já estava demasiado deteriorado para ser recuperado pelo que optámos por um soalho novo em Riga; as portas e portadas foram recuperadas.