top of page
EDIFÍCIOS NO BAIRRO ALTO . LISBOA . 2018 .  600 m2 . FOTOGRAFIAS : ALEXANDER BOGORODSKIY . CLIENTE - IMPÉRIO 27 .
Este projecto trata da recuperação integral de 3 edifícios contíguos, na encosta poente do Bairro Alto, na esquina da Rua Nova do Loureiro com a Calçada do Tijolo. 
Dois destes edifícios formam um conjunto edificado coeso, com fachadas gémeas, cumeeira seguida e entrada pela Calçada do Tijolo. O outro é um edifício de gaveto com entrada pela Rua Nova do Loureiro e está a uma cota mais alta.
Os três edifícios estavam devolutos e em muito mau estado de conservação, com paredes destruídas e ameaça de ruína. A estratégia de recuperação passa pela junção dos dois prédios gémeos numa unidade de habitação, com 9 apartamentos e entrada única. Procede-se à demolição das duas escadas existentes e prevê-se uma nova escada de tiro, com localização central. A cota de cumeeira é ligeiramente subida para o aproveitamento dos sótãos, que serão acedidos através das frações dos últimos pisos, em duplex. Na fachada tardoz, propõe-se uma varanda corrida que será construída em ferro e vidro, à semelhança das “marquises” originais do início do século.
O edifício de gaveto será também integralmente recuperado, mas neste caso mantem-se a escada e a tipologia de esquerdo/direito. Será construído um novo piso, em mansarda sobre o existente, com estrutura metálica e revestimento em chapa ondulada. 
A estrutura dos 3 prédios será mantida e reforçada assim como os elementos construtivos: cantarias, serralharias, portas e portadas. O objectivo será o reconhecimento da época construtiva primitiva, e numa outra camada, a identificação da obra de recuperação, com uma linguagem contemporânea.
bottom of page