ESTUDO DE VIABILIDADE PARA TRANSPORTE PÚBLICO EM CANAL PRÓPRIO NA 2ª CIRCULAR. LISBOA . 2018 . 11,5KM . CLIENTE - CÂMARA MUNICIPAL LISBOA
O Estudo pretende verificar a exequibilidade física e complexidades técnicas da implementação de um canal próprio para transporte público entre a Estação de Benfica e a Gare do Oriente, passando pela 2ª circular, Av. Marechal Gomes da Costa e Alameda dos Oceanos, em Lisboa.
Ao longo deste trajeto com aproximadamente 11,5km, posicionámos 13 Estações onde os principais critérios de localização foram: a densidade urbana envolvente, o número de potenciais utentes e os constrangimentos físicos para a sua implementação e construção. As estações são também resultado de adaptações e reformulações de alguns pontos singulares do espaço público.
O perfil transversal proposto baseia-se no traçado do recente projecto para a 2ª circular que incluía três ou mais faixas de rodagem em cada sentido e um separador central arborizado com 3,50m. Os canais a dedicar ao transporte coletivo passariam por ocupar as faixas centrais de cada um dos sentidos, mantendo sempre que possível a dimensão do separador central. As estações ocupariam pontualmente o separador e a saída de peões para a cidade faz-se por túnel ou por passagem aérea.
O acréscimo de travessias pedonais da 2ª circular viria contribuir para mitigar a barreira física que ela hoje constitui na malha urbana que cresceu à sua volta ao longo dos anos.